Bem vindo

Seja bem-vindo ao blog do coro da Pib Ktá. Leia, discuta, concorde, discorde, comente e aproveite. Expresse suas idéias. Entre para adorar e saia para servir. Que Deus te abençõe.


terça-feira, 18 de janeiro de 2011

1. - O Coro Como Fator Musicalizador na Igreja Brasileira

1.3 - A Formação Acedêmica do Regente Influencia no Trabalho do Coro?

[...]
Muitos consideraram a formação acadêmica importante, pois traz mais conhecimento no trabalho, entretanto, mesmo os que realizaram curso formal de música começaram a regência nos seus próprios coros de maneira informal.
Deve-se notar que o processo de educação formal desempenha um papel importante para os regentes não só pela sistematização de um conhecimento que esses já possuíam informalmente, mas, sobretudo, porque a formação acadêmica muitas vezes garante ao regente uma autoridade que eles antes não acreditavam ter.
É importante notar que quando tratamos do tema proposto nessa questão tocamos num ponto delicado. Verifica-se uma atitude preconceituosa da própria comunidade frente à formação musical realizada espontânea e tradicionalmente em suas práticas, pois, se muito frequentemente aqueles que ocupam posição de direção na área musical da igreja tiveram sua educação musical realizada de modo informal na própria comunidade, esses próprios músicos consideram que só a educação formal legitima o trabalho de direção das práticas musicais.
Alguns regentes consideraram a educação formal importante, entretanto pensam que a vivência, em seus próprios coros, dá a possibilidade de se realizar um trabalho musical importante. Nesse caso temos uma exceção àquela atitude preconceituosa.
[...]

Artigo escrito por Regina Célia Lopes Campelo. Confira o artigo completo acessando o link abaixo:


http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/coral_regencia/coro_musicaliza.htm
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário