Bem vindo

Seja bem-vindo ao blog do coro da Pib Ktá. Leia, discuta, concorde, discorde, comente e aproveite. Expresse suas idéias. Entre para adorar e saia para servir. Que Deus te abençõe.


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

1. - O que é ser corista?

(Jael Tatagiba)

No passado


DEUS ESCOLHEU a tribo de Levi, exclusivamente, para o serviço do templo e , entre os seus membros, foram escolhidos os músicos que deveriam, sob a orientação divina, exercer um ministério específico – o da música – identificado como o louvor e a adoração.


Quais eram as características dos músicos de então?
Eram levitas (I Crônicas 15. 22; 16.4-6). Os cantores eram tidos em alta consideração e até serviam como lideres entre os levitas. O trabalho requeria aptidão e talentos; implicava a participação de muitas pessoas; o ministério representava uma missão; cada pessoa recebia tarefas diferentes conforme a sua capacidade.
Eram escolhidos (I Crôn. 15. 16-19). A Bíblia cita seus nomes; possuíam comprovada habilitação.
Eram consagrados e separados. Viviam exclusivamente, para guiar o povo de Deus na adoração.
Eram obreiros de tempo integral (I CrOn. 9. 33; 16. 37). A tarefa era muito grande e precisavam de muito tempo; tinham vida livre de pecado; gastavam horas de estudo, prática e preparo.
Eram pagos pelo trabalho (Núm. 18.21; Nee. 12. 47). Dependiam do dízimo do povo.
Usavam roupas especificas (I Crôn. 15.27) – linho fino.

Lembrando que a Antiga Aliança exigia todo esse aparato, pelo contexto que se vivia e principalmente pelas ordens ditas pelo Senhor e os lideres da época. Mas, hoje como será vivenciado todas essa práticas? É possível? Tornam-se necessárias? Por quê?

No presente


Com a Nova Aliança, determinadas normas não precisavam mais serem praticadas, como veremos a seguir. Outras, são ordens imutáveis, ou seja, indispensáveis.
Os coros aceitam de bom grado a tarefa de se apresentar semanalmente ou mensalmente (de acordo com a programação da igreja), para apresentar um “sacrifício de louvor” ao Senhor, para liderar a parte musical do culto; para crescer na vida espiritual e comunicar as boas novas por meio da música. Mas será que somos coristas tão dedicados como os levitas no passado? Somos os levitas de hoje? O que falta para nos assemelharmos aos músicos do passado?



Adaptado por Maxwell Borges


Para ver o artigo completo, acesse o link: http://coraldaieb3.blogspot.com/2009/06/o-que-e-ser-corista-jael-tatagiba-no.html

Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário